top of page

Ciclo PDCA e uma pequena explicação sobre o que é

  • Foto do escritor: Gustavo Botelho
    Gustavo Botelho
  • 18 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

De acordo com Dórea Matos (2010), entende-se por ciclo PDCA, um conjunto de ações ordenadas e interligadas entre si, dispostas graficamente em que cada quadrante corresponde a uma fase do processo: P (plan=planejar); D (do = fazer, desempenhar); C (check = checar,controlar); A ( act = agir, atuar).


Para que um planejamento funcione de forma efetiva, um ciclo PDCA deve ser implantado e utilizado desde o primeiro ao último dia de obra. Sempre que, ao planejar, deve-se verificar o andamento do processo (PLAN), executar o planejado (DO), verificar e apontar todas as possíveis falhas, erros e desvios (CHECK) e corrigir esses pontos (ACT). Dessa forma, volta-se ao primeiro passo do ciclo, onde depois de corrigido os erros faz-se o replanejamento englobando todos esses aprendizados, como indicado na Figura abaixo.

Figura : Ciclo PDCA


Para a implementação desse ciclo, será mostrado algumas ferramentas importantes no âmbito da engenharia para se ter o controle das produções e metas, se estão sendo alcançadas ou não e os respectivos motivos. Depois de planejado e estabelecido as metas, toda a equipe deve estar ciente dos números a serem alcançados e o caminho que deverá ser buscado para que o resultado final seja alcançado.


Geralmente, ao se implementar um ciclo PDCA define-se objetivos macro, por exemplo, a meta de produção de um mês. Porém isso não basta, metas curtas e momentâneas devem ser criadas para facilitar a localização rápida de possíveis erros e furos do planejamento. Pode-se dar um exemplo, em uma obra de movimentação intensa de terra, caminhões saem carregados a todo o momento, então uma meta do número de caminhões que saem a cada hora pode ser criada. Ou pode-se estabelecer metas diárias de produção de alvenaria para uma obra predial.


É claro que não se deve monitorar dessa forma todos os itens da obra, pois nesse caso, o controle desses serviços ficaria tão caro que sairia mais barato admitir perdas de produtividade e prazo do que controlar tudo isso. É exatamente por isso que novamente deve-se recorrer ao conceito de curva ABC. Os serviços que devem ser controlados de forma rigorosa são apenas os primeiros itens da curva ABC, geralmente os 20% primeiros itens da curva. Assim, uma pequena parcela de funcionários consegue fornecer um resultado com precisão adequada e um preço muito baixo se comparado com os possíveis ganhos futuros.


FAÇA SEU ORÇAMENTO COM A AGR BOTELHO ENGENHARIA LTDA

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • LinkedIn

© 2025 AGR BOTELHO ENGENHARIA 

bottom of page