top of page

Custo Direto x Custo Indireto

  • Foto do escritor: Gustavo Botelho
    Gustavo Botelho
  • 10 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Como diferenciar o que é custo direto e o que é custo indireto?

Para que o leitor tenha em mente a definição de custo direto e indireto, é necessário um prévio conhecimento sobre orçamento e composição de custos unitários. O custo indireto, segundo Dórea Mattos (2010), pode ser definido como todo custo que não apareceu como mão de obra, material, equipamento ou serviços terceirizados. Por isso, a linha entre custo direto e custo indireto nem sempre é tão simples de ser definida, pois varia com o modo de orçar de cada engenheiro e de cada empresa.

Por exemplo, existem engenheiros orçamentistas que consideram alimentação e alojamento dos funcionários dentro do custo horário de mão de obra, ou seja, dentro do custo direto, já outros, consideram esses itens no custo indireto. Assim sendo, para esses dois casos, o custo indireto não seria o mesmo, porém o custo total continuaria igual.

O custo direto, segundo Dórea Mattos (2011), por exclusão, pode ser considerado como tudo que foi englobado nas composições de preço unitário, como mão de obra, equipamentos, materiais e serviços terceirizados. O custo direto, impacta diretamente na produção da obra. Por exemplo, caso sejam mobilizados mais equipamentos na obra e esses equipamentos consigam atingir as produtividades esperadas no orçamento, a produção aumentará e o prazo da obra reduzirá.

Já o custo indireto não tem esse impacto. Por exemplo, se forem contratados mais encarregados do que o previsto no orçamento, a produção continuará atrelada aos equipamentos e mão de obra direta alocados no serviço, e não no número de encarregados, engenheiros, técnicos de segurança dentre outros. O planejamento, é muito importante nesse ponto, pois, quando se calcula os preços de venda de uma obra, considera-se um custo direto e custo indireto para um cenário de prazo pensado pelo contratante e pelo executor dos serviços, porém se o prazo se estende, o preço de venda continuará o mesmo e haverá um custo indireto que não foi previamente definido em orçamento. Portanto, no final do empreendimento, o executor dos serviços não será remunerado da forma correta, essa remuneração ficará defasada de todo o custo indireto referente ao prazo adicional ocorrido. Então, ao se planejar e acompanhar essa obra, o custo indireto deve ser monitorado para que ele não ultrapasse o valor orçado e nem o prazo da obra seja alterado. Concluímos então que é função do planejador alertar e tentar corrigir qualquer tipo de atraso previsto ao longo da obra. FAÇA SEU ORÇAMENTO COM A AGR BOTELHO ENGENHARIA LTDA

 
 
 

Comments


© 2025 por AGR BOTELHO ENGENHARIA LTDA. 

  • Instagram
  • LinkedIn
bottom of page