top of page

Diferenças Básicas entre Micro revestimento x CBUQ

  • Foto do escritor: Gustavo Botelho
    Gustavo Botelho
  • 6 de jan. de 2020
  • 1 min de leitura

Quais as diferenças básicas entre micro revestimento e CBUQ? Em quais situações

cada uma se encaixa melhor?

O micro revestimento é uma tecnologia que utiliza aplicação de mistura betuminosa a frio que possui em sua composição agregado miúdo (geralmente pó-de-pedra), material de enchimento (filler), emulsão asfáltica modificada por polímero do tipo SBS, aditivos e água.


A aplicação desta tecnologia tem como principal finalidade selar, impermeabilizar ou rejuvenescer pavimentos asfálticos, geralmente aplicado sobre o asfalto existente. Entretanto, esta tecnologia pode ser aplicada também como a capa asfáltica do pavimento, aplicada sobre base imprimada, desde que a rodovia seja de baixo volume de tráfego.


Uma grande vantagem deste método é o baixo tempo de cura da mistura, que permite a liberação do tráfego sobre o serviço recém executado após uma hora de exposição ao sol. Porém o emprego desta forma de execução fica restrito a pavimentos asfálticos que não sejam lisos (polidos), vias de alta velocidade ou tráfego pesado ou apresentando oxidação excessiva superficial.


Já o CBUQ é uma mistura betuminosa usinada a quente composta de agregado graúdo (geralmente pedra britada, escória ou seixo rolado), agregado miúdo (areia ou pó de pedra), material de enchimento (filler) e ligante asfáltico (CAP).


O CBUQ deve ser aplicado com altas temperaturas (entre 107ºC a 177ºC) após a camada de imprimação ou pintura de ligação (dependendo do prazo entre a imprimação e a execução da capa de rolamento).


Essa tecnologia é mais adequada para pavimentos com grande fluxo de veículos e altos esforços solicitantes.


FAÇA SEU ORÇAMENTO COM A AGR BOTELHO ENGENHARIA LTDA

www.agrbotelho.com.br

 
 
 

Comments


© 2025 por AGR BOTELHO ENGENHARIA LTDA. 

  • Instagram
  • LinkedIn
bottom of page