Quais os parâmetros básicos que devo saber antes de iniciar a compactação de aterros?
- Gustavo Botelho
- 18 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

Para que o aterro seja bem feito e atinja aos parâmetros técnicos e de qualidade do projeto, o Engenheiro responsável pela obra deve-se atentar a alguns itens básicos:
1) Escolha do material adequado: O material que será usado para o aterro deve atender as especificação de projeto, ou, quando não informado no projeto, das normas técnicas brasileiras, que usualmente consideram um material que tenha o Índice de Suporte Califórnia, popularmente conhecido como CBR, maior que 2% e índice de expansão menor ou igual a 4% para o corpo do aterro. Para camada final do aterro geralmente pede-se que o índice de expansão do material fique em até 2%.
2) Caracterização e conhecimento do material: Após a escolha do material adequado a ser utilizado no aterro, o material deve ser ensaiado em laboratório para a definição de sua umidade ótima (teor de umidade do solo o qual o solo apresenta a maior massa específica aparente seca, ou seja, maior densidade, quando compactado).
3) Definição do número de feixes (ou passadas) do rolo compactador para que o solo atinja a compactação exigida: Após ter conhecimento dos parâmetros do material, deve-se fazer um ensaio no campo para determinar quantas vezes o equipamento deve passar sobre o material (na condição de umidade ótima) para que o mesmo se apresente nas especificações de projeto. Assim o Engenheiro conseguirá determinar qual a quantidade de equipamentos será necessária para fazer a compactação nos parâmetros de qualidade e prazo esperados.
4) Umectação e homogeneização do material antes da compactação: Antes de iniciar a compactação do material, diariamente, deve-se realizar o ensaio de umidade atual do solo para definição da quantidade de água a ser adicionada para que se atinja a umidade ótima do material. Este processo pode ser feito com caminhões pipa (para a adição de água) e tratores de pneus com grade (para a homogeneização do material).
5) Após o material se encontrar em sua umidade ótima, inicia-se a compactação do aterro conforme o número de passadas já determinado anteriormente em camadas. Geralmente as camadas são espalhadas pela motoniveladora, que tem uma grande precisão para deixá-las com as espessuras determinadas em projeto (geralmente 30cm para o corpo do aterro e 20cm para as camadas finais).
6) Após a compactação finalizada, deve-se executar ensaios para a comprovação da efetividade do serviço. Esses ensaios geralmente são feitos para cada 1.000m³ de aterro em camadas de corpo de aterro e a cada 200m³ para as camadas finais.
Deve-se executar também os ensaios de granulometria, e ISC conforme definição em projeto ou em normas técnicas.
FAÇA SEU ORÇAMENTO COM A AGR BOTELHO ENGENHARIA LTDA
Comments